Trabalho há cerca de 15 anos com Educação, neste tempo sempre fui motivada pela realidade das crianças que convivi,buscando correlacionar minhas descobertas, angustias e ações com aquilo que de fato é importante para aprendizagem.
domingo, 25 de abril de 2010
Projeto Palavrinhas Mágicas
referencia a educação baseada em valores ao determinar que os conteúdos curriculares da educação básica devam observar as seguintes diretrizes: “A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e a ordem democrática”. O papel da escola, portanto, vai além de disseminar conhecimento científico e tecnológico, mas abrange a formação humana, valorizando posturas que contribuam de fato com a transformação do nosso planeta num território humano, preocupado com a felicidade de todos os seus habitantes. Ninguém ignora que o conhecimento técnico precisa ser transmitido e a escola precisa formar médicos, engenheiros, advogados, administradores, mas, esses profissionais devem estar preocupados em salvar vidas, construir prédios seguros que propiciem conforto e qualidade de vida e esforçar-se para que a justiça seja possível a todos mesmo quando a retribuição financeira não for a mais adequada. Isso significa que aliado aos cálculos , às formulas, às listas devem estar a ética, a não-violência, o respeito,a co- responsabilidade, a cooperação.
Referência: MESQUITA, Maria Fernanda Nogueira. Valores Humanos na Educação: uma nova prática em sala de aula. São Paulo: Gente, 2003.
Objetivos: que a escola possa resgatar na criança certos valores como:
COLABORAÇÃO – "QUER UMA MÃOZINHA"?
CONVIVÊNCIA _ " COM LICENÇA?"
ATENÇÃO _ " FALOU COMIGO?"
HONESTIDADE _ "NÃO FUI EU."
RESPEITO _ "E EU COM ISSO?"
NUTRIÇÃO _ "VERDURA? NÃO!"
RESPONSABILIDADE _ " DEIXA QUE EU FAÇO!"
GENEROSIDADE _ " É MEU, NÃO EMPRESTO!"
CONTEUDOS CONCEITUAIS
Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.
Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.
fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.
Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.
que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.
que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.
Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.
Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.
Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.
Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.
Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.
Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.
Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.
Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.
Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importante para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.
Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família . quanto com os amigos.
Planejamento 2010
“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”
Cora Coralina
Para José Cerchi Fusari, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, não há ensino sem planejamento. "Se a escola é o lugar onde por excelência se lida com o conhecimento, não podemos agir só com base no improviso", diz. "Ensinar requer intencionalidade e sistematização." O poder de improvisação é sempre necessário, mas não pode ser considerado regra.
Trabalho coletivo
Com base nisso, defina:
- o que vai ensinar;
- como vai ensinar;
- quando vai ensinar;
- o que, como e quando avaliar
CELSO VASCONCELLOS Depende muito da dinâmica dos grupos. Existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento: a realidade, a finalidade e o plano de ação.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
A prática da educação infantil deve ser organizada de modo a proporcionar aos alunos condições de:
1. Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
2. Descobrir e conhecer progressivamente seu proprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saude e bem-estar;
3. Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
4. Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os dos demais, respeitando as diversidades e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
5. Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservaçao;
6. Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
7. Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas ás diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
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