domingo, 25 de abril de 2010

Projeto Palavrinhas Mágicas

O artigo 27, inciso I da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
referencia a educação baseada em valores ao determinar que os conteúdos curriculares da educação básica devam observar as seguintes diretrizes: “A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e a ordem democrática”. O papel da escola, portanto, vai além de disseminar conhecimento científico e tecnológico, mas abrange a formação humana, valorizando posturas que contribuam de fato com a transformação do nosso planeta num território humano, preocupado com a felicidade de todos os seus habitantes. Ninguém ignora que o conhecimento técnico precisa ser transmitido e a escola precisa formar médicos, engenheiros, advogados, administradores, mas, esses profissionais devem estar preocupados em salvar vidas, construir prédios seguros que propiciem conforto e qualidade de vida e esforçar-se para que a justiça seja possível a todos mesmo quando a retribuição financeira não for a mais adequada. Isso significa que aliado aos cálculos , às formulas, às listas devem estar a ética, a não-violência, o respeito,a co- responsabilidade, a cooperação.

Referência: MESQUITA, Maria Fernanda Nogueira. Valores Humanos na Educação: uma nova prática em sala de aula. São Paulo: Gente, 2003.

Objetivos: que a escola possa resgatar na criança certos valores como:

COLABORAÇÃO – "QUER UMA MÃOZINHA"?

CONVIVÊNCIA _ " COM LICENÇA?"

ATENÇÃO _ " FALOU COMIGO?"

HONESTIDADE _ "NÃO FUI EU."

RESPEITO _ "E EU COM ISSO?"

NUTRIÇÃO _ "VERDURA? NÃO!"

RESPONSABILIDADE _ " DEIXA QUE EU FAÇO!"

GENEROSIDADE _ " É MEU, NÃO EMPRESTO!"
CONTEUDOS CONCEITUAIS

Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.

Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.

Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.

fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.

Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.

mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.

que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.

que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.


CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.

Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.

Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.

Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.

Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.

Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.

Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.



CONTEÚDOS ATITUDINAIS

Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.

Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.

Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.

Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.

Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.

Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.

Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importante para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.

Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.

Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.

Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família . quanto com os amigos.

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Planejamento 2010

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”

Cora Coralina

Para José Cerchi Fusari, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, não há ensino sem planejamento. "Se a escola é o lugar onde por excelência se lida com o conhecimento, não podemos agir só com base no improviso", diz. "Ensinar requer intencionalidade e sistematização." O poder de improvisação é sempre necessário, mas não pode ser considerado regra.

Trabalho coletivo

Com base nisso, defina:

  • o que vai ensinar;
  • como vai ensinar;
  • quando vai ensinar;
  • o que, como e quando avaliar

CELSO VASCONCELLOS Depende muito da dinâmica dos grupos. Existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento: a realidade, a finalidade e o plano de ação.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil

A prática da educação infantil deve ser organizada de modo a proporcionar aos alunos condições de:

1. Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.

2. Descobrir e conhecer progressivamente seu proprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saude e bem-estar;

3. Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

4. Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os dos demais, respeitando as diversidades e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

5. Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservaçao;

6. Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

7. Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas ás diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;

8. Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.